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Dicas para uma alimentação saudável - Por Flavio Nicastro
Algumas mudanças para incorporar no seu dia-dia.

Veja no que você pode se enquadrar e/ou adaptar a sua vida.

A princípio seria legal você procurar uma nutricionista. No Espaço Atta,temos a Edina e a Raquel. Os atendimentos são as 4 a tarde e 5 de manhã.
Segue a minha rotina de alimentação

Café da manhã:
icone Capsula de óleo de peixe ômega 3
icone Banana com Farelo de Aveia (Out Brain)
icone 1 fatia de pão de forma integral com requeijão light
icone 1 xícara de café preto

Meio da manhã
icone 1 fruta qualquer (eu normalmente como maçã pela praticidade)
icone 1 porção de:Cookies integrais (tem uns da mãe terra que são ótimos você acha no Espaço Atta ) ou punhado de amêndoas e/ou castanha do pará

Almoço
icone Cápsula de óleo de peixe ômega 3
icone 1 prato de salada com azeite extra virgem, farinha de linhaça e, se quiser, gergelim
icone 1 prato de arroz integral, feijão, um pedaço pequeno de carne (peixe de agua fria, outro peixe, frango, carne magra... de preferência priorizando os primeiros) e uma porção de legumes (abobrinha, brócolis, couve flor, cenoura cozida, escarola, etc...)
icone 1 fruta qualquer com Farelo de Aveia (Out Brain) (qualquer uma, o que tiver, manga, morango, pera, melão etc.)

Tarde
icone 1 fruta qualquer (eu normalmente repito a maçã pela praticidade)
icone 1 porção de: Cookies integrais (tem uns da mãe terra que são ótimos você acha no Espaço Atta ) ou um punhado de amêndoas e/ou castanha do pará ou fatia de pão integral com peito de peru

Jantar
icone Capsula de óleo de peixe ômega 3
icone 1 prato de salada com azeite extra virgem, farinha de linhaça e, se quiser, gergelim
icone 1 prato de arroz integral, um pedaço pequeno de carne (peixe de água fria, outro peixe, frango, carne magra) de preferência priorizando os primeiros e uma porção de legume (abobrinha, brócolis, couve flor, cenoura cozida, escarola, etc...) ou um prato de sopa do que você gostar
icone 1 fruta qualquer com Farelo de Aveia (Out Brain) (qualquer uma, o que tiver, manga, morango, pera, melão etc)

Esta é basicamente a minha rotina alimentar. Não sigo a risca, não me privo de nada, mas podendo escolher e principalmente no dia a dia procuro seguir.
Outras Dicas tão importantes quanto:
o Tome água. Por volta de 30ml / Kg de peso e espaçado no decorrer do dia. Não tome nenhum líquido durante as refeições, e de preferência também não hora antes e até duas horas depois.

icone Curta seus momentos de refeição. Coma com calma, cada prato de uma vez. Mastigue

icone Procure não ficar mais de 3horas sem se alimentar.

icone Sempre que possível, eu escolho peixe. Isto não quer dizer que não como carne, mas sim que, quando vou a um restaurante na grande maioria das vezes vou escolher peixe, mas se for almoçar na sua casa e tiver uma bela picanha no forno, vou comer e com muito gosto!

icone Também sempre que possível, fuja das frituras, gorduras, refrigerantes e sucos prontos. Podendo escolher, não coma. Agora, foi num restaurante self service e aquela polentinha frita esta piscando para você, pode pegar! Não umas 10, mas mate a vontade. O que ferra não é o esporádico é o hábito!

icone Eu tirei o açúcar e o sal dos meus pratos. Não quer dizer que não como doces ou que não como nada que vai sal, e sim que, em todos os pratos que normalmente colocaríamos açúcar ou sal eu me acostumei, e hoje prefiro, não coloca-los, como café sem nada, salada só com o azeite e a farinha de linhaça, morango sem açúcar e/ou chantilly etc.

icone Atividade Física. Sim, isto é importante e melhora todas as nossas funções além de fazer bem para a cabeça e diminuir o Stress. O que fazer? O que você gosta! Não adianta nada tentar começar fazer algo que não te dá prazer, só por obrigação, que daqui a dois meses você já terá parado. Escolha algo que lhe traz bastante satisfação e comece, nem que seja uma vez por semana. Nos outros dias, uma caminhada, nem que for na esteira, de hora já faz uma tremenda diferença.

icone Se você tem costume ou até compulsão por comer doces, maneire! O açúcar, principalmente o refinado, quando em excesso, é um grande inimigo. O ideal é não ter a tentação por perto.

icone Prefira sempre os produtos integrais, tanto arroz como farinha. Na medida do possível, diga não a farinha branca.

icone Varie! Inclua nas suas refeições Quinua, Amaranto, amêndoas lascadas, são muito saborosos e muito saudáveis!

icone Reserve um tempo para você. 5 minutos diários de exercício de relaxamento faz uma enorme diferença. Não precisa se cobrar e ter que fazer todos os dias. Mas sempre que possível, eu prefiro logo pela manhã, sente num canto quieto, mãos na lateral do joelho, língua no céu da boca e respire lenta e profundamente imaginando o ar subir pela coluna, passar pela cabeça e descer pela frente fazendo um circulo. 5 minutos... deixando a mente quieta... em paz.

icone Faça coisas de que gosta. Inclua isto na sua rotina. Sabe aquela sensação do tempo parar enquanto você faz aquilo, então, faça isto, se conseguir diariamente, melhor ainda!

icone Curta a vida... Como diria Zeca Pagodinho, Deixa a vida me levar, vida leva eu... Não temos o controle das coisas, então vamos ter a certeza que estamos fazendo aquilo que acreditamos ser o certo e o resto... bem o resto é consequência... A Minha esposa leu uma frase outro dia muito boa: Se o que te preocupas tem solução, porque te preocupas? Se o que te preocupas não tem solução, porque te preocupas?

Sucesso na sua proposta!
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